Pilates

 

Qualquer pessoa que queira melhorar a aptidão física geral, a postura e a aparência pode se beneficiar com a prática dos exercícios de Pilates. Todo o trabalho é feito de modo que as pessoas sejam tratadas como indivíduos únicos, pois os exercícios podem ser adaptados as suas necessidades.Img Img Img

 

Benefícios

Segundo Pilates, os exercícios de seu método devem obedecer seis princípios: concentração, controle, centralização de força, fluidez, precisão e respiração. Quando todos esses princípios são aplicados proporcionam os seguintes benefícios:
- Melhora a capacidade cardiovascular respiratória;
- Oferece um condicionamento físico e mental;
- Alivia os problemas relacionados ao estresse, diminuindo tensão e fadiga;
- Proporciona um corpo harmônico: seu corpo torna-se mais firme e flexível, com uma força maior;
- Melhora a força, elasticidade muscular e mobilidade articular;
- Melhora a postura, eliminando maus hábitos, levando ao correto alinhamento corporal;
- Fortalece a musculatura abdominal, desenvolvendo os músculos que suportam a coluna, eliminando dores crônicas, melhorando a estabilidade da coluna vertebral e lombopélvica;
- Promove uma condição segura para uma melhora no estilo de vida e da auto-estima;
- Ganho do controle corporal e equilibrio através da pratica perfeita dos exercícios;
- Previne e reabilita lesões traumo-ortopedicas.

Mat pilates

Mat Pilates são exercícios praticado no solo e não usa aparelhos para realização dos movimentos, porém é possível complementar a aula com a ajuda de acessórios que facilitam ou dificultam os movimentos, como as bolas de diversos tamanhos, faixas elásticas e pesos leves.

Com a técnica do Mat Pilates, os músculos são trabalhados duplamente, sendo tonificados e alongados ao mesmo tempo, assim, os praticantes se articulam por igual alcançando diversos benefícios ao longo das aulas.

A longo prazo (em média, a partir de dois meses da prática do Mat Pilates), surgem conquistas estéticas, como a definição do abdômen, a diminuição no aparecimento da celulite, o desenho da silhueta e a correção da postura. Ao trabalhar com o conjunto de alongamento e tônus, os músculos ficam definidos e equilibrados, sem aumento de volume.

Img Img Img

O trabalho de Mat Pilates pode ser direcionado para todas as idades, desde crianças a partir de sete anos até os adultos com idade mais avançada, porque os exercícios são suaves e realizados sem impacto e com o peso do próprio corpo.

Pilates é um exercício muito bom para reabilitação de idosos, porque oferece, além de maior agilidade, benefícios nas articulações (em caso de artrose), proteção da estrutura óssea e aumento da concentração.